segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A construção - The Building (III)

Enfim... a fachada!!! :)
Finally, the facade!!! :)

Você lembra os elementos que eu queria usar na fachada? Não? Veja-os marcados na foto abaixo. Não estou reproduzindo uma loja específica, então busquei reproduzir os elementos que notei serem mais comuns na época.
Do you remember the elements I wanted to reproduce on the facade? No? Well, you can refresh you memory with the picture below. :) Keep in mind I'm not trying to reproduce in miniature one specific store. Instead, I'll try to reproduce some recurring elements of that time that I noticed when I was doing my research.


Bem, comecei por baixo... Notei que as lojas da época tinham uma espécie de 'faixa', com uns 80 cm de altura + ou -, texturizada e geralmente com terminação arredondada. Acho que para proteger a pintura de marcas feitas por pés, quando os homens apoiavam na parede? Bem, para isso, colei um pedaço de papelão paraná sobre o outro, para obter uma espessura de uns 3 mm. Cortei nas mesmas medidas das larguras entre as portas. 
Well, I started from the bottom. I noticed that stores back then had a kind of 'band', around 2 1/2 feet tall, with a texture and usually ending in a rounded finish. I think it was meant to protect the painting from the feet, as men used to rest their feet on the wall while leaning against it?... Anyway, I glued two layers of thick solid cardboard to get a thickness of about 1/8". Then I cut in widths that matched the ones between the doors.



Eu já tinha comprado há algum tempo varetas em semi-círculo na loja do John Constable (Canadá). Cortei nas mesmas larguras e colei, mantendo bem preso até a cola secar. Colei cada conjunto no seu lugar, mantendo preso com prendedores, para não soltar nadinha.
I had bought some time ago some some half dowels from John Constable (Canada). I cut pieces with the same length as the width of the cardboard pieces. I glued them on top, securing with clamps. Then I glued each to the right place on the facade, again securing with clamps until glue was set.



Agora era a hora de aplicar textura... Protegi bem toda a área em volta com fita própria para pintura, da 3M. Usei textura criativa, da Acrilex. A que eu tinha era transparente, o que não importa muito pois pintarei depois. Mas esse material é ótimo para imitar granito, por exemplo, e vem em várias texturas! Depois que seca fica duro como pedra!!! Espalhei uma quantidade generosa, e dei batidinhas com pincel de pintar estêncil para dar a textura que eu queria. Tem que trabalhar pequenas áreas por vez, e rápido, pois seca logo!
Now it was time to apply the texture... I protected well all around with masking tape. I used a product called textura criativa, by Acrilex, a national brand. The one I had is transparent, but that's irrelevant as I was going to paint it later. This material is great to create granite too (in one of the other colors offered). It dries as hard as stone!!! I spread a thick layer, tapped with stencil brush to create the texture. I had to work small areas at a time, as this material dries very fast!...



Depois de seco, pintei. Mas ficou muito mais escuro do que eu queria, então depois pintei de novo, num tom mais claro.
After well dry, I painted them. But I thought it was way too dark. I painted it again with a lighter shade later.


Cortei os arcos em papelão paraná, usando os próprios arcos das portas (vãos) como referência. Coloquei o papelão por trás e tracei com um lápis. Como os arcos da fachada foram cortados manualmente, não dá para garantir que ficaram todos os arcos iguais, então tracei e marquei cada um individualmente. 
Next I cut the ornaments around the arches. I used the solid cardboard again. I used the arches themselves to trace the ones I'd cut on paper. The ones on the building had been cut manually, so I could not be sure they were exactly the same shape and size. So I traced and marked each one individually (to remember which was which later).


Cortei um pedacinho para fazer de detalhe. Cometi o erro de colar antes de colar o arco em si. Alguns ficaram descentralizados, o que me deu trabalho depois, pois tive que 'acertar' com pasta de modelar. Deixe para colar depois do arco já no lugar. Cortei também as tiras retas das laterais. 
I also cut some small pieces to make the top ornament. I made a mistake here: I glued them on the paper arches before gluing the arches on the wall. Oh-oh, they ended up being off center. I corrected that using modeling paste, but I strongly recommend you not to do the same... :) I also cut the straight strips to go on each side.


Já aproveitei e 'tirei o molde' para cortar o relevo que vai do lado de dentro, mas em um papel mais fino (1mm de espessura).
I also traced the details that will go inside, on a thinner paper (1/16").


Para as 'molduras' do alto da fachada, encomendei umas prontas na miniatures.com. Essas molduras geralmente eram instaladas aos pares, paralelas. Uma bem no alto e outra mais embaixo. E, não sei porque, a de baixo costumava ser maior.... Cortei uma tira de balsa e arredondei para acrescentar à moldura pronta. 
For the mouldings on top of the facade, I ordered some crown mouldings from miniatures.com. Those usually came in pairs back then, one on top and the other one a little bit lower. I don't know why the lower one was usually bigger... but I cut a strip of balsa wood, rounded one of the corners and glued it to one of the crown moldings to get that same effect.



Testei (quase) todos os elementos no seu devido lugar, antes de colar. Cortei também os retângulos que vão nas laterais. Fiz a conta do espaço disponível para saber quantos cortar e qual o tamanho. 
I dry fitted (almost) all elements before painting and gluing. It doesn't show on the picture, but I also cut some rectangles to go on each side. Some math was involved to figure the exact number of rectangles that would fit the available space and the space between them...


Pintei todos os elementos decorativos da fachada em um tom marfim e colei no lugar. Gosto de usar uma cola que comprei lá fora, a Ultimate Crafter's Choice. Parece com nossa cola branca, mas é muito mais espessa e forte. Seca rápido e depois não solta por nada!!! Muito boa para elementos da construção em si. 
I painted all elements before gluing, using the seashell white by Ceramcoat. To glue building elements, I like to use the Ultimate Crafter's Choice. Very strong and reliable!

Bem, a fachada ficou assim: 
Well, this is what it looked like in the end:



Ainda falta arrumar os arcos internos (note onde o mdf aparece), mas vou fazer isso quando trabalhar nas portas. E também colocar os números, a placa com o nome da loja, a propaganda na lateral e umas urnas no alto, mas vou deixar para fazer tudo isso por último, porque até lá ainda vou ficar virando a estrutura de um lado para o outro, e não quero estragar nem sujar esses detalhes, rsrs...
I still have to work on the inner part of the arches/doors (notice the spots where the mdf shows?), but I'll work on that part when I make the doors. I also still have to place the numbers, the store name, the ad on the side and some urns on top. But I'll do all that at the very end, as I still have a lot to do inside and I'll probably turn the whole building all around a lot, and I don't want to damage those elements...

14 comentários:

  1. Oi, querida Evelyne!
    A fachada ficou simplesmente maravilhosa!!!
    Você explicou passo-a-passo mas, mesmo assim, não consigo entender como ficou assim no final!!! Eu nunca conseguiria repetir seu passo-a-passo e ter essa linda fachada como resultado! hahaha.
    Amei as cores que você usou e vendo o resultado da fachada juntamente com o resultado das laterais ficou sensacional!
    Que trabalhão hein, amiga! Mas esse resultado perfeito compensa qualquer trabalho né?!
    Parabéns pelo talento, pela paciência e pelo trabalho que está ficando lindo!!!
    Tenha uma ótima semana!
    Beijos! Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paciência e trabalhão eu até concordo, rsrs... Minha mãe está sempre 'zoando' dizendo que eu faço, refaço... enquanto não me dou por satisfeita não largo. Hehe...

      Mas acho que vc conseguiria fazer sim! Nunca diga 'não consigo' antes de tentar. E lembre-se que errar faz parte do aprendizado!!! Eu mesma aprendi muito com os erros que cometi até agora só nessa loja. Garanto que nos próximos trabalhos será diferente (e, espero, mais fácil)... ;)

      Excluir
    2. Você está certa, não podemos dizer que não conseguimos antes de tentar. Mas é que não estou familiarizada com as técnicas, nunca fiz artesanato... por isso parece difícil pra mim... mas nada que algumas tentativas e experiências não possam resolver... rsrs.

      Excluir
  2. This is lovely work! I can't wait to see how it progresses :-)

    ResponderExcluir
  3. It's a great work.
    I like your blog and your minis are wonderful.
    Bye Faby

    ResponderExcluir
  4. Linda fachada, Evelyne! Você fez uma ótima escolha do estilo arquitetônico.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. I like it very much! The lighter colour works very well, nice contrast with the red bricks.
    I look forward to your next post!

    ResponderExcluir
  6. Thank you Alice, Fabiola & Joje! Welcome to my blog.

    Obrigada Eliana!

    ResponderExcluir
  7. Fantastic!!! Isn't it amazing how adding one small element at a time ends up recreating the exact facade you wanted? :D

    ResponderExcluir
  8. Que maravilla de fachada Evelyne! Esos arcos son una preciosidad.
    Un abrazo

    ResponderExcluir
  9. Wow...your work is amazing Evelyne! This will look fantastic as it evolves xx

    ResponderExcluir
  10. Estou adorando cada post. Ando afastada, resolvendo alguns probleminhas, mas sempre que posso, venho dar uma olhadinha. Muito inspirador. bj

    ResponderExcluir
  11. Gracias Rosa!
    Thank you Jazzi!! :)
    Obrigada Zilda. Comece a fazer a sua loja antiga também!... ;)

    ResponderExcluir

Related

Related Posts Plugin Blogger...